quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Saiba como registrar o melhor ângulo em fotos do tempo!

Muitas pessoas possuem o hobby de fotografar a natureza e tudo ao seu redor, sejam as flores, os pássaros, as águas e as nuvens. Amantes do tempo, clima e tudo o que envolve a ciência meteorologia são fascinados por fotografar os vários estágios e tipos de uma nuvem, um belo arco-íris após uma chuva, ou ainda cenários mais raros, como geada, neve, tempestades, raios e estragos causados pela força da natureza.Muitas imagens, no entanto, não possuem aquele padrão internacional de fotografia e são descartadas, pois alguns parâmetros não foram atendidos seja pela rapidez do clique do momento ou pelo fotógrafo amador não saber ao certo os tipos.Com a ajuda de fotógrafos profissionais, a MeteoFloripa quis trazer uma edição feita pela De Olho no Tempo onde separou algumas técnicas simples e que nem precisam de câmeras profissionais para resultarem em excelentes imagens do tempo. Veja só:

1° técnica – Sempre que for fotografar algum fenômeno atmosférico dê sempre preferência à posição horizontal da câmera, seja ela de punho ou do celular. A resolução fica melhor e o enquadramento nas telas de computador torna a imagem ainda mais nítida.

2° técnica – Você sabia que existe um tamanho “padrão” para as fotos internacionalmente? Ela deve ter 960 pixels na horizontal e um número inferior na vertical. O normal é 960×720.
Não sabe como enquadrar a fotografia corretamente após seu clique? Procure o programa “Paint” de seu computador e manualmente refaça o tamanho correto ou utilize programas de edição de imagens.

3° técnica – Sempre que for fotografar um ambiente externo, ou seja, em campo, sem obstáculos, mantenha sempre umalinha de horizontepara que o leitor/internauta tenha um ponto de referência. Fotografar as nuvens, principalmente, no “meio” do céu, sem um ponto de referência faz perder o sentido da imagem.

4° técnica – Caso não consiga fotografar em ambiente amplo e o momento exija rapidez no clique, como a captura de um raio ou da aproximação de um temporal, por exemplo, em hipótese alguma, em momento algum fotografe fios de eletricidade das ruas!
As pessoas querem ver o céu, não o emaranhado de fios pendurados no poste de sua rua! Está certo que estamos no Brasil e até para isso, nosso sistema de distribuição de energia elétrica e telefonia é falho!
Fios e postes ficam sempre a frente daquilo que você fotografou e quase sempre, aquela nuvem bonita, escura, logo atrás, perde sua propriedade.
Então, lembre-se, fotografar sobre a rede de energia elétrica, jamais!

5° técnica – Evite fotografar em ambientes e logo após “judiar” a imagem com filtros. Transmita sempre o que o tempo mostra naquele instante, e não como você gostaria de fosse. Filtros demais, seja para escurecer, clarear ou embelezar uma fotografia geram cenas de outro mundo!

6° técnica – Tome muito, mas muito cuidado se você gosta de assinar as imagens. Marcas d’água ditam o autor da imagem, não a imagem propriamente dita! E outra, as pessoas querem ver o conteúdo do momento, não o nome do autor.
Cabe a quem for reproduzir a mesma, seguindo a legislação de mídias, creditar o devido nome a quem fez a imagem.
Esse é o mesmo padrão adotado para jornais e agências de notícias. Não se coloca crédito sobre imagem!

Pronto. Com essas técnicas simples, certamente suas imagens ficarão ainda mais atrativas! Caso queira compartilhar conosco e com o público em geral clique (AQUI) e envie-as. 
** Logo que clicar na escrita "AQUI", você será redirecionado para a FanPage MeteoFloripa e clique em mensagem para enviar sua foto.
** TEXTO ELABORADO PELA DE OLHO NO TEMPO METEOROLOGIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário