quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ministra da Igualdade Racial dá início a diálogos ministeriais.


Após rodada de diálogo interno, Nilma Lino Gomes estabelece agenda de conversas com ministérios para alinhamento político
Ministra da Igualdade Racial dá início a diálogos ministeriais
Min. Nilma L. Gomes dialoga com min. do MDA, Patrus Ananias. Foto: P.H. Carvalho/MDA
Com o intuito de investir na transversalidade das políticas de igualdade racial, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), Nilma Lino Gomes, deu início a uma série de reuniões com os ministros e ministras neste mês de janeiro. 
A agenda de conversas foi estabelecida após reuniões com as secretarias e assessorias da SEPPIR no sentido de aprimorar 4 eixos de ação da pasta - ações afirmativas, quilombolas e povos de comunidades tradicionais, juventude e internacionalização.
Até o momento, foram visitados os ministérios da Educação, do Desenvolvimento Agrário, a Secretaria-Geral da Presidência da República e a Secretaria de Direitos Humanos. A proposta, porém, é conversar com todas as pastas do governo, dada a transversalidade da política de promoção da igualdade racial.
Nas visitas, estão sendo discutidos os temas prioritários para a SEPPIR no relacionamento institucional com cada pasta. Na pauta do Ministério da Educação, por exemplo, esteve o monitoramento da Lei de Cotas nas instituições federais de ensino (Lei nº 12.711/2012), bem como a reprodução e disseminação do material desenvolvido no Projeto Indicadores de Qualidade na Educação (Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar), além da qualificação dos formulários do Censo Escolar e incorporação do ID quilombola pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Na audiência com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, esteve em pauta a Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER Quilombola, o fortalecimento e ampliação do Selo Quilombos do Brasil e a Mesa Nacional de Regularização Fundiária Quilombola estiveram na pauta de discussão.
Já no encontro com a Secretaria-Geral da Presidência da República, entre os itens discutidos estão o Plano Juventude Viva, a regulamentação da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre Povos Indígenas e Tribais, e a inserção da temática de Povos e Comunidades Tradicionais nas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As visitas ministeriais seguem até o mês de março.
Coordenação de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário