terça-feira, 10 de março de 2015

MinC - Pontos de Cultura serão prioridade, diz Juca Ferreira.

O ministro da Cultura Juca Ferreira: reconduzido à pasta,
 traz consigo bandeiras bem definidas
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, já se encontra no Ceará para as atividades que integram as ações do programa "Diálogos Culturais", da Secretaria da Cultura (Secult). O ponto de partida foi no Cariri, na última segunda-feira, 9, ainda pela manhã, com visita à oficina-ateliê de Mestre Espedito Seleiro e à Fundação Casa Grande/Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda.
Acompanhado dos secretários Ivana Bentes e Vinicius Wu, da diretoria do MinC, e pelo secretário da Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, e seu adjunto, Fabiano dos Santos Piúba, Juca foi recepcionado na Casa Grande/Memorial do Homem Kariri pelos meninos e meninas da instituição e pelos fundadores Alemberg Quindins e Roseane Limaverde.
Em seu discurso, afirmou que os pontos de cultura, tais como o local visitado, serão prioridade em sua gestão. "Estamos retomando o projeto de Pontos de Cultura no Brasil inteiro. O que mais gosto da Fundação é que integra cultura na formação de sociedade contemporânea", afirmou.
A instituição, que mantém um museu sobre lendas e histórias do sertão, aulas de música e de leitura para crianças, uma rádio e uma TV comunitárias, uma produtora de vídeo, um estúdio de gravação e uma editora de revistas, tem tido dificuldades, já que deixou de contar com o apoio do projeto, importante fonte financiadora das atividades.
Diálogos
Guilherme Sampaio salientou a importância do diálogo com o ministro e sua diretoria. "Primeiro, é uma visita muito simbólica. Representa o reconhecimento do MinC em relação ao que é o Cariri na cultura do Nordeste e do Brasil. Reconhecimento de que este é um território importante e que precisa ser objeto de políticas públicas federais", destacou.
O secretário da Cultura do Estado adiantou também que a ideia é construir um plano estratégico de desenvolvimento do Cariri fundado no eixo cultural. "É um diálogo ainda inicial, mas uma proposta ousada e muito importante para o desenvolvimento da região e do Ceará", disse.
Ainda na segunda-feira, o ministro e o secretário visitaram a Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), no Crato, e a Escola Violeta Arraes, no mesmo município, onde aproveitaram para lançar um Curso de Formação Cultural, parceria entre o MinC e a Universidade Federal do Cariri.
Na mesma escola, o ministro participou de um encontro com artistas, mestres, gestores e secretários de Cultura dos municípios do Cariri.
Em Fortaleza
Hoje (10) a caravana do MinC chega à capital cearense. O primeiro encontro com o ministro está marcado para as 10 horas, na Assembleia Legislativa do Ceará. Na solenidade, Juca apresentará aos parlamentares do estado, entre outros, a política cultural do Governo Federal.
Às 14 horas, participa de uma roda de conversa com artistas, gestores e produtores culturais. O evento será transmitido ao vivo pelo site e pelas redes sociais (Facebook e Twitter) do MinC.
A nova gestão do sociólogo, reconduzido à pasta em janeiro - sucedendo Marta Suplicy, que havia deixado o MinC em novembro passado - tem bandeiras bem definidas, entre elas a aprovação de projetos como o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (ProCultura), ­ atualmente em tramitação no Senado Federal, que deve substituir a Lei Rouanet; e também a aprovação da PEC da Cultura, que garantirá 2% do orçamento federal, 1,5% dos estados e 1% do municípios para a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário