sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

MinC. Inscrições para edital dos Povos Originários seguem até 10 de fevereiro.

Até 10 de fevereiro, pesquisadores podem enviar projetos para concorrer ao edital Povos Originários do Brasil, que irá selecionar e disponibilizar, na internet, acervos digitais relativos às culturas indígenas. 
 
Este é o segundo edital que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de uma política nacional para acervos digitais da cultura brasileira – resultado de parceria entre a Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura (MinC) e as universidades federais de Pernambuco (UFPE) e de Goiás (UFG). O primeiro, lançado em 2013, teve como foco bens do patrimônio afro-brasileiro.
 
Além de incentivar a preservação e difusão da diversidade cultural do Brasil na internet,  as duas iniciativas com foco em acervos digitais contribuem ainda para fortalecer a autoestima e promover a cidadania.
 
Selecionado no edital Preservação e Acesso aos Bens do Patrimônio Afro-Brasileiro, o projeto Do Buraco ao Mundo: segredos, rituais e patrimônio de um quilombo-indígena mostra o patrimônio cultural da comunidade de Tiririca dos Crioulos, que fica a 500 km de Recife (PE), onde vivem 196 pessoas majoritariamente afrodescententes e indígenas. 
 
Os pesquisadores Nivaldo Aureliano Neto e  Larissa Isidoro Serrabela, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), uniram-se  a Alexandra Sá, professora da única escola de Tiririca das Crioulas, para desenvolver o projeto. 
 
"Acreditamos que somente os próprios detentores de um patrimônio podem dizer o que realmente importa para eles, a respeito de sua vida e de sua história", afirma Neto, reforçando que, a partir do projeto, a população do quilombo, que sofreu décadas de marginalização, passou a se valorizar e a enxergar o potencial de suas tradições. 
 
Arquivo e Memória
 
Outra iniciativa que contemplada pelo edital foi o projeto Arquivo e Memória Quilombola: construção do acervo de comunidades quilombolas de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O projeto se desenvolve por meio da parceria entre universidades dos três estados. 
 
A linguista Ana Josefina Ferrari, que atua na ação no Paraná, conta que cerca de 3 mil documentos, entre textos e fotos, foram digitalizados e preparados para serem disponibilizados on-line. O material constitui parte importante da história das comunidades, como o que trata da regularização fundiária dos quilombos da região. 
 
Na opinião da pesquisadora, o importante é que o projeto tenha continuidade e que seja um arquivo vivo sobre os povos pesquisados. "Nós, do meio acadêmico, precisamos ouvir o que eles têm a dizer, sem agir de forma assistencialista e sem achar que os quilombola estão fechados em uma redoma", considera. 
 
Para obter mais informações e tirar dúvidas sobre o edital Povos Originários do Brasil, escreva para o endereço eletrônicopovosoriginariosdobrasil@ufpe.br
 
Secretaria de Políticas Culturais - Ministério da Cultura.


Leia o EDITAL: https://www.ufpe.br/proexc/images/editais2015/EDITAL_Cultura_Indigena.pdf


Link: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn /content/ id/1318159

Nenhum comentário:

Postar um comentário