sexta-feira, 28 de agosto de 2015

MinC convida empresários do Nordeste a investir na cultura local.

unnamed
Foto - Minc.
Empresários e contadores do Nordeste são o público-alvo de um encontro que o Ministério da Cultura vai realizar no dia 2 de setembro, no Recife, durante a Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). O colegiado avalia projetos inscritos na Lei Rouanet e aproveita seu calendário itinerante para promover encontros entre os diversos agentes da cadeia produtiva da cultura, entre eles, pessoas jurídicas – e também físicas – com potencial de investimento no setor.
O bate-papo informativo sobre a Lei Rouanet e o Vale Cultura será conduzido pelo Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Carlos Paiva, que também responde pela gestão da Lei Rouanet; e contará ainda com a participação de representantes do empresariado na CNIC; e do Secretário Estadual de Cultura, Marcelino Granja. “Será uma boa oportunidade para identificarmos novos parceiros das políticas culturais no estado e reafirmarmos a Cultura como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável da nossa região”, adiantou Marcelino.
De acordo com Silvana Meireles, Secretária Estadual Executiva de Cultura, o encontro também vai ser oportuno para discussões sobre o Procultura, projeto de lei em tramitação na Câmara Federal, pelo qual se propõe a reformulação da Rouanet: “É preciso reverter o desequilíbrio na distribuição dos recursos da Lei Rouanet. Em 2014, cerca de 60% dos projetos que captaram recursos foram do Sudeste, enquanto apenas 5,75% do Nordeste e 1% de Pernambuco. Esse quadro se repete a cada ano”.
Algumas empresas que já são parceiras da cultura pernambucana relatam vantagens e o retorno social do investimento. É o caso da Ferreira Costa que, de acordo com sua gerente de marketing, Carla Cerqueira, “tem buscado patrocinar projetos que deixem benefícios mais permanentes na sociedade”. Via Lei Rouanet, a empresa já patrocinou, por exemplo, o Janeiro de Grandes Espetáculos e o Festival Internacional de Literatura Infantil em Garanhuns, além de doar livros e formar profissionais que ajudam a manter mais de 138 bibliotecas na região do agreste pernambucano, Recife e Salvador.
Já para a presidente do Instituto Conceição Moura (Grupo Moura), “o objetivo é financiar projetos que beneficiem diretamente a população de Belo Jardim, que fomentem iniciativas menos comercias, com premissa de continuidade e que entrem no calendário cultural da cidade”, destacou Mariana Moura. Apenas de 2014 até aqui, mais de 3.700 moradores do município já foram beneficiados com ações patrocinadas pela instituição, como o Cine Jardim – Festival de Cinema de Belo Jardim e as apresentações do Virtuosi.
O Encontro do MinC com empresários e contadores do Nordeste vai acontecer no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). No convite oficial, o Ministério ressalta que investir em cultura é investir na sociedade, potencializando o desenvolvimento local, especialmente o social e econômico, e ampliando a capacidade de inovação de sua comunidade, cidade e região. 
Interessados devem solicitar inscrição pelo e-mail mariojarbas@secult.pe.gov.br
SERVIÇO
Encontro do MinC com Empresários e contadores do Nordeste
Quarta-feira, 2/9 | Das 9h às 12h | Auditório da FIEPE
Endereço: Av. Cruz Cabugá, 767 – Santo Amaro/Recife
Inscrições: E-mail para mariojarbas@secult.pe.gov.br
Programação:
9h – Boas-vindas
9h20 – Abertura Oficial
Vale-Cultura, Balanço dos 20 anos de Lei Rouanet, Possibilidade de investimento com recursos incentivados, Parcerias com o MinC, Casos de sucesso na região, Ações da Secretaria de Cultura do Estado, Ações da Fundação de Cultura Cidade do Recife, ProCultura
12h – Encerramento
SOBRE A REUNIÃO DA CNIC NO RECIFE
A reunião, que acontecerá pela primeira vez em Pernambuco, será a 236ª da CNIC. A ação itinerante foi adotada em 2011 e já percorreu 23 cidades de 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A agenda é fruto de articulação institucional entre Ministério da Cultura, Secult-PE e Fundarpe, Secretaria de Cultura do Recife, Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Santander Cultural e Representação Regional Nordeste do MinC, com apoio do Sistema FIEPE, do Porto Digital, da Jump Brasil, do Instituto Talento Brasil, da Fundação Joaquim Nabuco, da Universidade de Pernambuco e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco. Saiba mais sobre a reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário