sábado, 19 de julho de 2014

Tá na hora de propor Cultura – Salvador.

O primeiro de uma série de encontros no Brasil que pretende debater redes sociais, cultura brasileira e o que se espera dela para os próximos anos, aconteceu na noite desta quinta-feira (17), em Salvador, no hotel Bahia Sol. A coordenação do programa de cultura do plano de governo Dilma Rousseff reuniu artistas, como Vovô do Ilê, pontos de cultura e militantes que estão dispostos a debater o tema, em um encontro que discutiu as suas carências e lacunas, além de compartilhar táticas e estratégias para a militância que acompanha a presidenta, com orientações sobre como dar visibilidade aos temas de cultura e campanha nas redes socais.
A atividade também contou com a participação do secretário nacional de cultura do Partido dos Trabalhadores (PT), Edmilson Souza e do ex-diretor da Ancine, Glauber Piva.  Na reunião, o debate foi intenso. Houve longa discussão sobre os novos contornos das Políticas Públicas de Cultura nos últimos anos. Albino Rubim, atual secretário estadual de cultura da Bahia, reconheceu que o Ministério da Cultura “galvanizou, encantou e mobilizou” a sociedade brasileira em torno de suas propostas, mas, ao avaliar os últimos quatro anos pergunta: “como queremos mudar a sociedade se deprimimos os patamares centrais da cultura?”.
A partir dessa provocação, muito se debateu sobre a inclusão de 40 milhões de trabalhadores no mercado de consumo. Para alguns dos presentes, nos últimos anos o MinC deixou de fazer uma importante disputa de valores, algo fundamental na luta contra as forças conservadoras que emergem atualmente. Ao longo da reunião, algumas propostas foram surgindo.
A ausência de uma consistente política para as artes no país foi algo falado bastante, inclusive com questionamentos sobre o papel desempenhado pela Funarte atualmente. Outra ponto importante foi Fundo Nacional de Cultura, muito carente de recursos e de posicionamento conceitual sobre seu papel no atual modelo de financiamento à cultura.
Alguns reclamaram a existência de uma Secretaria de Identidfade e Diversidade, que foi extinta em 2011. E houve ainda quem pedisse um novo debate em torno do Conselho Nacional de Políticas Culturais Os debates em torno do programa de cultura que Dilma apresentará ao país prosseguirão nas próximas semanas e o CulturaBR vai acompanhar e contar o que de mais importante acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário