quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Governo Lança o Pronatec Cultura no Maranhão.

Por: José de Mário Moraes Ferreira
Formar profissionais nas áreas de Organização de Eventos, Fotografia, Operação de Áudio e Edição Gráfica, com habilidades de criação, planejamento e execução, esse é o objetivo do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), ao lançar oficialmente, com aula inaugural, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, voltado para o setor cultural: o Pronatec Cultura Maranhão, que tem como parceiro o Ministério da Cultura.

Os cursos são gratuitos, com material didático, e cada aluno receberá a quantia de R$ 180,00 de auxílio para alimentação e transporte. A Secretaria da Cultura é o órgão organizador e executor do evento no Maranhão e conta com o apoio técnico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Nesta quarta-feira (9), às 10h, acontece a aula inaugural dos Cursos de Fotografia e Operador de Áudio, no auditório do IFMA (Praia Grande). A implantação do Pronatec Cultura Maranhão teve uma explanação sobre o primeiro curso (Organização de Eventos), que começou na quarta-feira (2). O evento contou com a presença da secretária da Cultura, Olga Simão, do coordenador-adjunto Pronatec, Marcus Costa de Vinícius Mendonça, do diretor geral do IFMA - Campus Centro Histórico, Carlos Alexandre Amaral, do superintendente do Programa Mais Cultura, Francisco Barros, alunos e convidados.

"O Pronatec Cultura é um projeto destinado a ampliar a oferta de formação profissional na área cultural, a fim de incentivar a qualificação e o acesso do maranhense ao emprego e renda. Desta forma quero agradecer as parcerias e desejar a todos os alunos muito sucesso", afirmou a secretária da Cultura, Olga Simão.

Nesta primeira etapa os cursos em andamento são: organizador de eventos (80 alunos - 160 horas), fotógrafo (40 alunos - 160 horas); operador de áudio (160 horas - 40 alunos); e de editor gráfico (24 alunos - 240 horas). "Ao final do curso, o aluno egresso recebe o certificado. E a partir daí este profissional será capaz de criar, planejar e coordenar eventos nas suas mais diversas tipologias", disse o coordenado-adjunto do Pronatec, Marcus Mendonça, durante a aula inaugural do curso de Organização de Eventos.

Para a estudante Thayrine Almeida, de 21 anos, moradora do bairro do Desterro, a curso oferecido pelo Pronatec Cultura Maranhão ajudará na sua formação profissional, sendo um incentivo a mais na busca de um trabalho que lhe garanta melhor futuro na vida. "Quanto mais cursos e especializações melhor será meu currículo. Ou seja, mais chances de entrar no mercado de trabalho", falou.

A Secretaria da Cultura e o IFMA, através do Pronatec Cultura Maranhão, pretendem formar profissionais de nível técnico e de suporte altamente qualificados, capazes de desempenhar funções no mercado cultural. Para 2014 está prevista a expansão do Pronatec Cultura Maranhão para 23 municípios, com oferta de cinco mil vagas em diversas especializações.


Texto: Marcelo Sirkis (Ascom.Secma)
Foto: Marcelo Sirkis (Ascom.Secma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário