domingo, 19 de junho de 2016

Dança do Maculelê do Ponto de Cultura de Bacabal é selecionada pra participar do "arraial do Maranhão" em São Luís.

Foto - Antonio dos Reis Machado (Mestre Pinta).
A Associação de Capoeira Zâmbi/Ponto de Cultura: Capoeira, Ações da Nossa Identidade Cultural, foi selecionada entre outras tantas instituições culturais do Maranhão para participar da programação cultural do Arraial do Maranhão de todos nós, diga-se de passagem com uma das maiores pontuações conforme preconizava as regras do Edital de Seleção.

Foto - Antonio dos Reis Machado (Mestre Pinta).

A nossa participação no Arraial do Maranhão, será com a Dança do Maculelê, nos dias 23/06, no Viva do Bairro João Paulo e no dia 29/06,e, no Largo de São Pedro, Bairro Areinha, São Luis-MA.
 
Foto - Antonio dos Reis Machado (Mestre Pinta).
Do Município de Bacabal credenciados, foram selecionados 04 nomes: Destes 04 nomes, ficaram 01 Show Musical, 02 Quadrilhas e o Maculelê do Ponto de Cultura de Bacabal.

Enfim, parabenizamos os contemplados e lamentamos os que foram credenciados mas não selecionados, e também por alguns que não foram listados no credenciamento e misteriosamente apareceram na lista de selecionados de uma hora para outra.
 
Foto - Antonio dos Reis Machado (Mestre Pinta).
HISTÓRICO DA A.C.Z., GESTORA DO PONTO DE CULTURA: CAPOEIRA, AÇÕES DA NOSSA IDENTIDADE CULTURAL.

A Associação de Capoeira Zâmbi foi criada formalmente no dia 23 de Fevereiro de 1988.

A instituição surgiu inicialmente a partir da criação de um grupo de capoeira, formado por garotos de rua e seu instrutor, o Sr. Antonio dos Reis Machado, hoje conhecido pela alcunha de Mestre Pinta.

O grupo fora formado em 1985, e na época, era intitulado: Grupo de Capoeira Escravos Bantos de Angola. As oficinas de capoeira, aconteciam em um terreno baldio nas proximidades do bairro Parque Amazonas, onde hoje está situado a UEF. Frei Solano.
 
Foto - Antonio dos Reis Machado (Mestre Pinta).
Neste espaço as oficinas aconteciam em dois horários: No horário matutino das 5 às 6hs da manhã e no turno vespertino das 16 às 17:30hs. No horário matutino, o Professor Antonio dos Reis Machado saia recrutando os alunos de casa em casa para o treinamento e rompiam a aurora jogando capoeira no terreno baldio do Bairro Parque Amazonas.

Este grupo durou cerca de um ano de funcionamento, chegando se extinguir por falta de maturidade dos seus integrantes. O professor Antonio dos Reis Machado, não se deixa abater e cria o Grupo Cordão de Ouro.
 
Foto - Antonio dos Reis Machado (Mestre Pinta).
Este com capoeiras já com alguma experiência egressos de outros grupos também extintos na cidade, mas também não dura muito e também é extinto.

Em 1986, O Sr. Antonio dos Reis Machado, muda com sua família do bairro Santos Dumont, chegando a residir no Bairro da Areia e lá vai ensinar capoeira no antigo CSU (Centro Social Urbano), situado na BR 316, onde hoje funciona o CAPS (Centro de Atenção Psiquiátrica de Bacabal) e também no antigo Clube Recreativo Icaraí, hoje desativado, situado no Centro da Cidade.
 
Foto - Antonio dos Reis Machado (Mestre Pinta).
Em 1987, o Sr. Antonio dos Reis Machado, conhecido na época como Profº Pinta, era graduado como Aluno Formado, e no mesmo ano fundou a Escola de Capoeira Zâmbi, com o objetivo de buscar uma formação sólida para a sua equipe e desenvolver a capoeira na cidade.

A Escola de Capoeira Zambi, funcionava no prédio onde outrora existia uma creche denominada “creche casulo”, situada na Rua 10, Casa 77, no Bairro Vila São João, na cidade de Bacabal-MA. A Escola de Capoeira Zâmbi, no seu período inicial, funcionava com oficinas/aulas de Capoeira e Boxe. As oficinas de Iniciação à capoeira, aconteciam no horário das 19: às 20:30 e das 21às 22:30Hs aconteciam as oficinas/aulas de Boxe.
 
Foto - Antonio dos Reis Machado (Mestre Pinta).
O trabalho foi evoluindo aos poucos e se firmando na comunidade, onde, diga-se de passagem, na época era muito preconceituosa. Mas o preconceito não foi motivo para desânimo e em 23 de Abril de 1988 a Escola de Capoeira Zâmbi, passa a ser chamada de Associação de Capoeira Zâmbi, após processo de formalização documental e mediante a publicação no Diário Oficial do Estado do Maranhão.


Desde então a instituição vem desenvolvendo um trabalho social através da capoeira ininterruptamente. Com o passar do tempo e pelo fato da instituição não ter uma sede própria devido a falta de recursos financeiros, a instituição já teve vários endereços, e, hoje está situada há 15 (quinze) anos no antigo prédio da Usina Glória, em frente à praça de Santa Terezinha S/N, Centro da cidade de Bacabal.

Texto e Fotos de Antonio dos Reis Machado (Mestre Pinta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário