domingo, 14 de dezembro de 2014

Rio de Janeiro - Projeto incentiva leitura, troca de livros e ocupação do espaço urbano.

Vitor Abdala* - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas.
Um projeto para estimular a leitura e ao mesmo tempo ocupar os espaços públicos é promovido hoje (14), na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul da cidade do Rio de Janeiro. O Livre.Ria, que está em sua segunda edição, promove a doação e a troca de livros, além do conto de histórias.

“O Livre.Ria é uma biblioteca colaborativa e itinerante, que leva a cultura e ocupação de espaços públicos. 
As pessoas participam do projeto doando dois livros e levando um da nossa prateleira. 
Mas, mesmo quem não tiver livros pode participar da nossa programação”, conta a idealizadora do projeto, Barbara Soledade.
O projeto é realizado no Parque dos Patins, na Lagoa, até as 17h. Pela manhã, pais e crianças aproveitaram a oportunidade de colocar a leitura em dia, como foi o caso do pequeno Bruno de Assis, 7 anos. “Ainda tem um monte de coisa que eu vou olhar, mas o livro que eu mais gostei até agora foi o Super Popeye. Hoje eu não trouxe nenhum livro para trocar, mas um dia vou trazer”, disse o pequeno leitor.
Para a contadora de histórias Taiane Leal, eventos como esse são uma forma lúdica de estimular a leitura. “É um evento ao ar livre, em que todos podem participar de forma democrática. Há a troca de livros, o encontro e a interação”, afirma.
O projeto Livre.Ria é feito pela agência de marketing Diálogo Urbano e teve sua primeira edição em agosto deste ano. A proposta é fazer o evento de 15 em 15 dias em vários pontos da cidade.

*Colaborou Nanna Pôssa, repórter do Radiojornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário