quinta-feira, 8 de maio de 2014

Rede Cultura Viva Afro-brasileira será lançada na TEIA da Diversidade.

Foto: Nando Magalhães
A rede é uma iniciativa da Fundação Cultural Palmares (FCP– MinC) e da SCDC-MinC. O lançamento está previsto para abertura do Fórum de Cultura Negra que, integra as atividades da Teia da Diversidade 2014 em Natal/RN
Foto: Nando Magalhães – Fundação Cultural Palmares/MinC
 Unir os Pontos de Cultura Afro para fortalecer as atividades de promoção das manifestações artísticoculturais negras brasileiras. É o objetivo da Rede Cultura Viva Afro-brasileira, desenvolvida numa parceria entre a Fundação Palmares e a Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC). O lançamento da iniciativa acontece no dia 21 de maio, na abertura das atividades do Fórum de Cultura Negra, que integra a Teia Cultural da Diversidade 2014, realizada entre19 e 24 de maio, em Natal/RN.
Culturas Negras em debate – Fórum de Cultura Negra vai promover o intercâmbio cultural entre os grupos e lideranças das comunidades de matriz africana e da juventude negra. A programação do encontro será um subsídio para a criação da Rede Cultura Viva Afro-brasileira, que pretende também facilitar as articulações entre os cerca de 500 Pontos de Cultura de temática negra espalhados pelo país.
De acordo com Lindivaldo Júnior, diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira (DEP/FCP – MinC), a ação vai promover uma avaliação do Programa Cultura Viva, a partir da ótica dos agentes culturais negros brasileiros. “Queremos identificar novas alternativas para que a cultura negra ganhe maior visibilidade e, por consequência, a criação de políticas públicas”, disse.
Nos quatro dias de atividades no Fórum, líderes das comunidades religiosas de matriz africana, quilombolas, artistas e produtores culturais negros participam de uma série de debates sobre as culturas negras brasileiras, discutindo os “Avanços e Perspectivas na Ótica das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Quilombolas”bem como rodas de conversa que irão abordar a temática da cultura negra.
Durante o evento, acontece ainda a 4º edição do Projeto Escambo Cultural, que vai reunir jovens de todo o Brasil para um debate sobre juventude negra e protagonismo cultural.
Para participar, basta realizar a inscrição no siteculturadigital.br/teiadadiversidade/inscricoes/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário