sexta-feira, 28 de agosto de 2015

MinC convida empresários do Nordeste a investir na cultura local.

unnamed
Foto - Minc.
Empresários e contadores do Nordeste são o público-alvo de um encontro que o Ministério da Cultura vai realizar no dia 2 de setembro, no Recife, durante a Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). O colegiado avalia projetos inscritos na Lei Rouanet e aproveita seu calendário itinerante para promover encontros entre os diversos agentes da cadeia produtiva da cultura, entre eles, pessoas jurídicas – e também físicas – com potencial de investimento no setor.
O bate-papo informativo sobre a Lei Rouanet e o Vale Cultura será conduzido pelo Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Carlos Paiva, que também responde pela gestão da Lei Rouanet; e contará ainda com a participação de representantes do empresariado na CNIC; e do Secretário Estadual de Cultura, Marcelino Granja. “Será uma boa oportunidade para identificarmos novos parceiros das políticas culturais no estado e reafirmarmos a Cultura como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável da nossa região”, adiantou Marcelino.
De acordo com Silvana Meireles, Secretária Estadual Executiva de Cultura, o encontro também vai ser oportuno para discussões sobre o Procultura, projeto de lei em tramitação na Câmara Federal, pelo qual se propõe a reformulação da Rouanet: “É preciso reverter o desequilíbrio na distribuição dos recursos da Lei Rouanet. Em 2014, cerca de 60% dos projetos que captaram recursos foram do Sudeste, enquanto apenas 5,75% do Nordeste e 1% de Pernambuco. Esse quadro se repete a cada ano”.
Algumas empresas que já são parceiras da cultura pernambucana relatam vantagens e o retorno social do investimento. É o caso da Ferreira Costa que, de acordo com sua gerente de marketing, Carla Cerqueira, “tem buscado patrocinar projetos que deixem benefícios mais permanentes na sociedade”. Via Lei Rouanet, a empresa já patrocinou, por exemplo, o Janeiro de Grandes Espetáculos e o Festival Internacional de Literatura Infantil em Garanhuns, além de doar livros e formar profissionais que ajudam a manter mais de 138 bibliotecas na região do agreste pernambucano, Recife e Salvador.
Já para a presidente do Instituto Conceição Moura (Grupo Moura), “o objetivo é financiar projetos que beneficiem diretamente a população de Belo Jardim, que fomentem iniciativas menos comercias, com premissa de continuidade e que entrem no calendário cultural da cidade”, destacou Mariana Moura. Apenas de 2014 até aqui, mais de 3.700 moradores do município já foram beneficiados com ações patrocinadas pela instituição, como o Cine Jardim – Festival de Cinema de Belo Jardim e as apresentações do Virtuosi.
O Encontro do MinC com empresários e contadores do Nordeste vai acontecer no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). No convite oficial, o Ministério ressalta que investir em cultura é investir na sociedade, potencializando o desenvolvimento local, especialmente o social e econômico, e ampliando a capacidade de inovação de sua comunidade, cidade e região. 
Interessados devem solicitar inscrição pelo e-mail mariojarbas@secult.pe.gov.br
SERVIÇO
Encontro do MinC com Empresários e contadores do Nordeste
Quarta-feira, 2/9 | Das 9h às 12h | Auditório da FIEPE
Endereço: Av. Cruz Cabugá, 767 – Santo Amaro/Recife
Inscrições: E-mail para mariojarbas@secult.pe.gov.br
Programação:
9h – Boas-vindas
9h20 – Abertura Oficial
Vale-Cultura, Balanço dos 20 anos de Lei Rouanet, Possibilidade de investimento com recursos incentivados, Parcerias com o MinC, Casos de sucesso na região, Ações da Secretaria de Cultura do Estado, Ações da Fundação de Cultura Cidade do Recife, ProCultura
12h – Encerramento
SOBRE A REUNIÃO DA CNIC NO RECIFE
A reunião, que acontecerá pela primeira vez em Pernambuco, será a 236ª da CNIC. A ação itinerante foi adotada em 2011 e já percorreu 23 cidades de 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A agenda é fruto de articulação institucional entre Ministério da Cultura, Secult-PE e Fundarpe, Secretaria de Cultura do Recife, Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Santander Cultural e Representação Regional Nordeste do MinC, com apoio do Sistema FIEPE, do Porto Digital, da Jump Brasil, do Instituto Talento Brasil, da Fundação Joaquim Nabuco, da Universidade de Pernambuco e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco. Saiba mais sobre a reunião.

sábado, 22 de agosto de 2015

Salve 22 de agosto. Nesta data comemoramos 50 anos do dia do Folclore Nacional.


Este ano, o Dia do Folclore completa 50 anos. Assinado em agosto de 1965, o Decreto Nº 56.747 instituiu a data e determina que as instituições de ensino realcem a importância do folclore na formação cultural do país. Confira a integra do referido decreto:


Institui o dia do Folclore.

        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87 - inciso I, da Constituição e
        CONSIDERANDO a importância crescente dos estudos e das pesquisas do Folclore, em seus aspectos antropológico, social e artístico, inclusive como fator legitimo para o maior conhecimento e mais ampla divulgação da cultura popular brasileira.

        CONSIDERANDO que a data de 22 de agôsto, recordando o lançamento pela primeira vez, em 1846, da palavra Folk-Lore, é consagrada a celebrar esse evento;

    CONSIDERANDO que o Govêrno deseja assegurar a mais ampla proteção as manifestações da criação popular, não só estimulado sua investigação - estudo, como ainda defendendo a sobrevivência dos seus folguedos e artes, como elo valioso da continuidade tradicional brasileira,

        DECRETA:

        Art. 1º Será celebrado anualmente, a 22 de agôsto, em todo o território nacional, o Dia do Folclore.

        Art. 2º A Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro do Ministério da Educação e Cultura e a Comissão Nacional do Folclore do Instituto Brasileiro da Educação, Ciência e Cultura e respectivas entidades estaduais deverão comemorar o Dia do Folclore e associarem-se a promoções de iniciativa oficial ou privada, estimulando ainda, nos estabelecimentos de curso primário, médio e superior, as celebrações que realcem a importância do folclore na formação cultural do país.

        Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

        Brasília, 17 de agôsto de 1965; 144º da Independência e 77º da República.

H. CASTELLO BRANCO


Flávio Suplicy de Lacerda


Este texto não substitui o publicado no D.O.U.  de 18.8.1965

domingo, 9 de agosto de 2015

Rio de Janeiro realiza festival internacional de Neo-Fanfarras.

Reportagem de Nanna Pôssa.

Foto - Meramente ilustrativa.
Neste final de semana, o Rio de Janeiro vai ser a capital das fanfarras. O Festival Honk chega na cidade com apresentações gratuitas em praças e ruas. 

São mais de 20 grupos musicais, entre os anfitriões cariocas e os convidados de São Paulo, do Chile e dos Estados Unidos. As bandas usam sopro e percussão, e do Méier a Niterói, passando por Santa Teresa e pelo Alto da Boa Vista, o som das fanfarras vai ecoar em diversos pontos da cidade. 

Foto - Meramente ilustrativa.
Todo o festival foi organizado de forma coletiva e o dinheiro para bancar os custos das bandas de fora do Rio foi arrecadado através de uma vaquinha na internet.
De acordo com um dos organizadores do festival, Edilson Matos, o Honk surgiu nos Estados Unidos há 10 anos, e pela primeira vez vem ao Rio de Janeiro.


Foto - Meramente ilustrativa.
SONORA - Edilson também é um dos músicos da Sinfônica Ambulante, banda de Niterói, que participa do festival. Ele diz que o movimento chamado de Neo-Fanfarra foi crescendo no Rio nos últimos cinco anos, e o som é variado.


ENCERRAMENTO - O encerramento do festival vai ser a partir de 19hs00min de domingo (9) no Arpoador, praia da Zona Sul do Rio, com a participação da Orquestra Voadora, os Siderais, Bagunço Móvel, além dos chilenos Rim Bam Bum e de uma banda de fanfarra norte-americana.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros 2014: comunicado.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio de seu Centro de Programas Integrados (Cepin), informa que foi repassado pelo Ministério da Cultura o montante de R$ 4 milhões para continuidade do Edital Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros 2014.

Com isso, a Funarte inicia o processo para convocar a Comissão de Seleção que será responsável por avaliar os 1.405 projetos já habilitados. A Comissão é composta por 20 membros, sendo sete representantes regionais do Ministério da Cultura e os demais membros da sociedade civil, indicados por esta Fundação dentro das linguagens artísticas. Os critérios de avaliação estão estabelecidos no item 9.1 do Edital.

Aproveitamos para reiterar que, no âmbito do Ministério da Cultura e da Funarte, promovemos todos os esforços para honrar os compromissos das etapas pendentes do certame.

Acompanhe a divulgação das próximas etapas do Edital, aqui no site da Funarte



Link: http://www.funarte.gov.br/artes-integradas/edital-bolsa-funarte-de-fomento-aos-artistas-e-produtores-negros-2014